Início Curiosidades 5 super dicas para rebaixar seu carro sem desrespeitar as leis de...

5 super dicas para rebaixar seu carro sem desrespeitar as leis de trânsito

0

Os apaixonados por carros “tunados”, ou rebaixados, costumam dar um visual mais agressivo e chamativo, efetuando um corte simples de parte das molas ou instalando suspensões de rosca, que possibilita regular a altura do veículo.

Modificar a suspensão dos veículos, antes proibidas, passou a ser autorizado a partir das novas regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), através da resolução 479/2014. No entanto, é preciso seguir algumas determinações específicas para legalizar os carros, sem desrespeitar o Código de Trânsito e passar por infrator.

gol-rebaixado

Em primeiro lugar é preciso verificar se o veículo está na garantia. Modificar as características originais resulta no cancelamento da mesma. O manual do proprietário é o ponto de referência para qualquer mudança estética;

Não é necessário cortar as molas da suspensão para rebaixar o veículo. Existem lojas especializadas, como a link! Apollo Racing http://www.apolloracing.com.br/ que vendem os kits apropriados e confeccionados sob medida para diferentes modelos de carros;

Veículos rebaixados precisam da aprovação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e só pode transformado em centros credenciados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), desde que seja comunicado “com antecedência” pelo proprietário, aos órgãos de trânsito;

Não é permitido simplesmente “instalar” outra suspensão para rebaixar o carro e sair por ai. Existem parâmetros que devem ser seguidos, inclusive sobre o risco de ter o carro apreendido;

Tudo deve ser feito “antes” da mudança para a nova suspensão. Após escolher qual suspensão será colocada, é necessário fazer uma vistoria no Detran. Então é preciso pedir ao órgão, a autorização para a mudança.

O Detran analisa caso a caso e depois, com base nas normas do INMETRO, esta instituição técnica, que aprova e confirma para o Detran, que o veículo esta apto para as mudanças solicitadas. A instituição autorizada, é faz o certificado, chamado CSV (Certificado de Segurança Veicular). Só depois, de todo este processo, é que o proprietário do veículo estará autorizado a instalar a suspensão escolhida; Nesta última etapa, o veículo deve passar novamente por inspeção no Detran, e só então pode começar a rodar pelas ruas.

Em todos os documentos do veículo -, Certificado de Registro Veicular (CRV), bem como o de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV), precisam ter a “nova altura do carro, que é calculada do chão ao ponto do farol original do veículo registradas; Em caso das alterações serem feitas sem este processo todo, o veículo pode ser retido e o seu proprietário além de ganhar 5 pontos na carteira, ainda paga uma multa de R$ 127,69.

Mesmo com todos os documentos atualizados, é bom lembrar que as seguradoras ainda assim, podem se recusam a segurar carros rebaixados, por terem suas características alteradas originalmente, o que torna os veículos tunados, um produto em risco nas ruas.

A alteração de suspensão, bem como sua manutenção, deve sempre ser entregue a profissionais especializados e preparados para realizá-las, dentro das especificações autorizadas. A Apollo Racing, loja física e online de acessórios e sons automotivos, tem os kits certos para modificações de suspensões e os técnicos mais bem preparados, para auxiliar os consumidores apaixonados por carros, rebaixados, ou não.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile