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Exportação de carros chineses para a Rússia despenca 58% em 2025 em meio a barreiras fiscais e mudanças no mercado

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Queda Acentuada nas Exportações de Carros Chineses

As exportações de carros chineses para a Rússia registraram uma queda expressiva de 58% entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados divulgados pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA). Essa contração colocou a China na terceira posição entre os maiores exportadores de veículos para o mercado russo, atrás do México e dos Emirados Árabes Unidos.

Alta nos Impostos e Taxa de Reciclagem Aumentam Custos

O aumento de 70% na taxa de reciclagem de veículos e a elevação nas tarifas de importação foram citados como os principais fatores que sufocaram os lucros das montadoras chinesas. Esses incrementos, combinados, acabaram com as vantagens de preço que os veículos chineses possuíam, tornando-se uma “carga tributária pesada” para as empresas.

Impacto dos Conflitos Geopolíticos e Econômicos

A exibição de um forte crescimento logo após as sanções impostas ao mercado russo, quando as montadoras chinesas preencheram o vácuo deixado por concorrentes ocidentais, japoneses e coreanos, começou a desmoronar em 2025. A incerteza econômica e a mudança nas políticas russas desestimularam o mercado de automóveis importados.

Além disso, o fechamento de “canais cinzentos” em abril de 2024 restringiu a prática de reexportação de veículos por países terceiros. Isso prejudicou ainda mais as vendas chinesas ao retirar incentivos fiscais e impactar a confiança do consumidor, com falta de garantia e suporte pós-venda afetando negativamente a reputação das marcas.

Consumo em Queda e Retorno de Montadoras Ocidentais

Outro fator agravante foi a alta taxa de juros na Rússia, que chegou a 21% para combater a inflação, aumentando os custos de financiamento de veículos para cerca de 30% ao ano. Combinados com os novos impostos, o preço médio de um carro novo subiu para aproximadamente US$ 41.400, reduzindo drasticamente a demanda.

Concomitantemente, o desejo de retorno de fabricantes como Toyota, Renault, Hyundai e Kia ao mercado russo gerou ainda mais cautela entre os consumidores locais. No primeiro trimestre de 2025, 213 de 274 concessionárias de automóveis que fecharam eram de marcas chinesas.

Próximos Passos para as Montadoras Chinesas

Com o cenário turvo na Rússia, algumas montadoras chinesas começaram a avaliar a expansão para outros mercados, incluindo o Brasil, onde poderiam encontrar um ambiente mais favorável. A pergunta que muitos se fazem é: com o aumento dos impostos, as montadoras chinesas devem focar no Brasil? As próximas estratégias serão decisivas para que as montadoras redefinam suas participações no mercado global.

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