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Ministério dos Transportes Avança na Extinção do Pedágio ‘Mais Caro do País’ em Concessão das BR-116/392 no RS

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Ministério dos Transportes Aprova Estudo Estratégico

O Ministério dos Transportes deu um passo significativo para reestruturar o sistema de concessão rodoviária no Rio Grande do Sul ao publicar a Portaria nº 842 no Diário Oficial da União. Este documento formaliza o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), essencial para a nova concessão das BR-116 e BR-392/RS, e sinaliza a possível extinção ou redução drástica do pedágio mais caro do Brasil, atualmente operado pela Ecovias Sul.

O ministro Renan Filho assinou a portaria que inicia o processo de transição para um novo modelo de concessão rodoviária. O estudo abrange um trecho de 456,2 km, conectando áreas estratégicas como Camaquã, Rio Grande e a fronteira com o Uruguai, com fortes expectativas de que as tarifas cobradas sejam reduzidas drasticamente ou eliminadas em alguns pontos considerados abusivos.

Por que a Mudança é Importante?

A principal motivação para esta reestruturação é a modernização do sistema de cobrança. O objetivo é adotar tecnologias mais eficientes e menos onerosas para os motoristas. O trecho gerido pela Ecovias Sul tem sido alvo de críticas devido aos elevados valores das tarifas, e havia uma grande demanda por alternativas que reduzissem o impacto econômico sobre os usuários.

Com a nova concessão, espera-se uma redução nos custos de transporte e logística, além de maiores investimentos em pavimentação, modernização de serviços e tecnologias de cobrança inteligente. Isso promete uma infraestrutura mais segura e eficiente, crucial para o escoamento agrícola e industrial, além de melhorar o acesso ao importante Porto de Rio Grande.

Próximos Passos na Transição

Com a aprovação do EVTEA, o Ministério dos Transportes avança para fases críticas: a validação final do estudo, a modelagem da concessão, abertura de consulta pública e, por fim, o processo licitatório. Embora o fim do pedágio ainda dependa da escolha da nova operadora, a mensagem do governo é clara: o modelo atual tem os dias contados.

Este movimento representa uma resposta à população local, que há anos vê essas tarifas como excessivas e prejudiciais à economia da região. A expectativa agora se volta para as consultas públicas, onde motoristas podem manifestar suas opiniões e colaborar para um modelo que atenda melhor às suas necessidades.

Impacto Econômico e Social

A redução ou extinção das tarifas na BR-116/392 promete aliviar o custo dos transportes e tem o potencial de impacto econômico significativo para a região sul do Brasil. A economia de recursos pode ser convertida em investimentos em outras áreas essenciais, gerando um efeito positivo em toda a cadeia produtiva.

O sucesso deste processo de concessão pode servir de modelo para outros estados que enfrentam desafios similares, incentivando um movimento nacional em prol de tarifas mais justas e estruturas mais modernas.

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