A GWM segue acelerando no mercado brasileiro. Depois da picape Poer, agora é a vez do Haval H9, um SUV de sete lugares que promete incomodar rivais de peso como Toyota SW4, Jeep Commander e Chevrolet Trailblazer. O modelo estreia em versão única Exclusive, com preço promocional de R$ 309 mil até 20 de setembro. Após esse período, o valor passa a ser R$ 319 mil. Produzido em Iracemápolis (SP), o utilitário chega com pacote robusto de equipamentos, visual quadrado e garantia de 10 anos.

Diferente dos outros chineses
Enquanto muitos SUVs chineses apostam em linhas futuristas e arredondadas, o Haval H9 segue outra direção. Seu desenho é quadrado e imponente, com grande grade frontal, faróis Full LED matriciais redondos, lanternas traseiras 3D em LED e rodas de 19 polegadas. Além disso, o modelo traz rack de teto para até 75 kg, estribo retrátil automático e capacidade de reboque de 2.500 kg. As cores oferecidas são Grafite Zenith (fosca), Preto Khalifa e Branco Noronha.

Interior espaçoso e tecnológico
No interior, o conforto também se destaca. Os bancos dianteiros contam com massagem, ventilação, aquecimento e ajustes elétricos. Já a segunda fileira tem tomadas exclusivas, enquanto a terceira fila oferece espaço de verdade para adultos, com saídas de ar no teto. Na parte tecnológica, o SUV soma painel digital de 10,25” a uma central multimídia de 14,6” compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Além disso, o sistema multimídia funciona como um smartphone e se integra às câmeras Full HD. Para completar, há som premium de 640 RMS com 10 alto-falantes, carregador sem fio de 50W e múltiplas entradas USB.

Espaço e dimensões
Com 4,95 m de comprimento e entre-eixos de 2,85 m, o Haval H9 garante um dos maiores espaços da categoria. O porta-malas vai de 88 litros (sete lugares) até 1.580 litros (bancos rebatidos). Para trilhas, o modelo ainda oferece 224 mm de altura livre, ângulos de ataque de 31° e saída de 25°, além de suportar imersão em até 800 mm.

Segurança em foco
O SUV é construído sobre chassi tipo escada em aço de alta resistência e vem de série com seis airbags. Além disso, o pacote de assistências inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e monitoramento de tráfego cruzado traseiro. Outro diferencial é o sistema IBC (Controle Integrado de Frenagem), que substitui o convencional sistema hidráulico.

Mecânica e garantia
Sob o capô, o Haval H9 traz motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 480 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 9 marchas. O conjunto é aliado a uma tração integral 4×4, com bloqueio de diferenciais, caixa de redução e sete modos de condução. Há ainda recursos como o Tank Turn, que reduz o raio de giro em até 1,5 m, e a visão 540° com chassi transparente. Na garantia, a GWM sai na frente: são 10 anos para motor, transmissão, eixos, freios, direção e ar-condicionado, contra os 5 anos do SW4.

Impressões ao dirigir
Desse modo, na prática, o conjunto mecânico, já visto na Poer, garante força e respostas rápidas. O torque aparece em baixas rotações, deixando as retomadas ágeis e até comparáveis a veículos híbridos e elétricos. Além disso, a suspensão entrega equilíbrio entre firmeza e conforto, adaptada ao gosto do brasileiro. Além disso, o acabamento refinado, a tecnologia embarcada e o espaço para sete adultos tornam o H9 uma alternativa mais moderna frente ao SW4.

Sendo assim, o Haval H9 chega, portanto, com uma proposta clara: ser uma opção sofisticada, tecnológica e competitiva no segmento de SUVs de grande porte. Com preço atrativo de lançamento, equipamentos de ponta, bom desempenho e garantia superior à concorrência, o modelo tem argumentos fortes para conquistar consumidores que buscam um utilitário robusto sem abrir mão de conforto.