O mercado de carros elétricos no Brasil está prestes a ganhar um novo capítulo. O Renault Kwid E-Tech 2026, versão nacional do renovado Dacia Spring europeu, chega com visual atualizado, mais tecnologia e a promessa de disputar diretamente com o BYD Dolphin Mini pelo título de elétrico mais vendido do país.

Um elétrico acessível, mas com cara nova
Na Europa, o Dacia Spring se firmou como o elétrico mais barato, com preço abaixo de 20 mil euros (cerca de R$ 134 mil). Além disso, a Dacia, subsidiária de baixo custo da Renault, manteve esse valor competitivo mesmo após a União Europeia aplicar tarifas sobre veículos produzidos na China. Para isso, a marca absorveu parte do impacto, garantindo preço final atrativo.
No Brasil, a Renault produzirá o Kwid E-Tech em parceria com a Dongfeng, em Wuhan (China). De lá também sairá a versão destinada ao nosso mercado. Enquanto isso, o lançamento já está confirmado para o segundo semestre, e o modelo deve custar em torno de R$ 120 mil, mirando diretamente no público que considera o Dolphin Mini como alternativa.
Design inspirado em SUVs
Embora ainda mantenha a silhueta do antigo Kwid, o novo elétrico ganhou uma dianteira totalmente redesenhada, inspirada na nova geração do Duster. Agora, o hatch traz capô mais robusto, faróis em LED, para-lamas e para-choque renovados, além de uma grade mais estreita integrada ao conjunto óptico.
Na traseira, as mudanças também se destacam. Lanternas horizontais mais finas, conectadas por uma barra em acrílico, deixaram o carro mais moderno. Nesse sentido, a marca preservou apenas o para-brisa, os vidros laterais e o teto — mas até este perdeu as antigas barras plásticas longitudinais.
Iluminação e detalhes técnicos
O sistema de iluminação passou por revisão. Apesar de ainda usar lâmpadas halógenas, agora os faróis contam com projetores elipsoidais, que oferecem feixe de luz mais preciso. Já as lanternas traseiras adotaram funções em LED, reforçando o ar tecnológico do modelo.
No conjunto mecânico, a Renault manteve o motor elétrico de 66 cv e 11,5 kgfm de torque, suficiente para a proposta urbana. Além disso, a bateria segue com 26,8 kWh de capacidade (na versão europeia), garantindo autonomia estimada entre 230 e 250 km no ciclo WLTP.
Tamanho e espaço interno
Compacto, o Kwid E-Tech mede 3,70 metros de comprimento, 1,58 m de largura, 2,42 m de entre-eixos e 1,52 m de altura. Além disso, pesa 1.056 kg e leva até 308 litros no porta-malas, um número generoso para um hatch elétrico desse porte.
Portanto, o Renault Kwid E-Tech 2026 chega ao Brasil renovado e pronto para encarar o BYD Dolphin Mini entre os elétricos mais acessíveis. Seu novo visual, inspirado em SUVs, aliado à tecnologia de iluminação e à proposta urbana eficiente, deve atrair quem busca um carro compacto, prático e relativamente barato dentro do universo elétrico.
Agora a dúvida é outra: será que o Kwid E-Tech vai conquistar o público brasileiro e repetir o sucesso do Dacia Spring na Europa?