O Chevrolet Captiva está prestes a voltar ao Brasil, mas desta vez de um jeito bem diferente do que muitos conhecem. Depois de ser vendido entre 2008 e 2017, o SUV médio retorna em versão totalmente elétrica e, assim, promete disputar espaço em um segmento que cresce a cada ano.

Um velho conhecido, agora elétrico
A Chevrolet confirmou o Captiva EV como uma das grandes novidades para 2025. O lançamento acontecerá no último trimestre do ano e, além disso, o modelo já apareceu oficialmente em um evento da marca no país.
Ele nasce a partir do Wuling Starlight S, SUV chinês oferecido em versões híbridas plug-in (PHEV) e elétricas. Para o Brasil, entretanto, a aposta inicial será no 100% elétrico, com 150 kW (204 cv) de potência e até 510 km de autonomia no ciclo chinês. Essa é justamente a configuração que a GM revelou junto com os novos Onix, Onix Plus, Tracker e Spark EUV.
Pode ter versão híbrida também?
Na China, o Starlight S conta ainda com uma opção híbrida plug-in. Nela, um motor 1.5 aspirado a gasolina de 102 cv atua junto a um motor elétrico de 136 cv. Como resultado, o conjunto garante até 1.100 km de alcance, sendo 130 km apenas no modo elétrico.
Embora a Chevrolet não tenha confirmado essa versão para o Brasil, a chance existe. Isso porque, por um lado, os híbridos vêm crescendo rapidamente no país e, por outro, poderiam ampliar o alcance comercial do Captiva.
Design e posicionamento no mercado
O Captiva EV traz diferenças em relação ao modelo chinês. Além dos logotipos da Chevrolet, recebeu um friso iluminado na dianteira que conecta os faróis e simula uma grade frontal.
No portfólio, o SUV ficará posicionado entre o Tracker e o Equinox a combustão. No entanto, como os preços ainda não foram definidos, resta observar como ele se posicionará diante dos concorrentes. Ainda assim, seu principal rival deve ser o BYD Yuan Pro, outro elétrico médio já consolidado.
Tamanho e espaço interno
O novo Captiva deve manter as medidas do Starlight S:
-
4,75 m de comprimento
-
1,89 m de largura
-
1,69 m de altura
-
2,80 m de entre-eixos
Outro destaque é o porta-malas de 610 litros. No entanto, a versão brasileira pode oferecer capacidade um pouco menor por causa do espaço do estepe e das diferenças no método de medição adotado pela Chevrolet.
Carregamento e autonomia
O Captiva EV também aposta na praticidade. Em carregadores de corrente alternada (AC) de 6,6 kW, a bateria carrega totalmente em cerca de 10 horas. Já nos pontos rápidos (DC), por outro lado, o nível sobe de 30% a 80% em apenas 20 minutos, tempo competitivo dentro da categoria.
Um SUV global com DNA chinês
Assim como o Spark Activ EUV, derivado do Baojun Yep Plus, o Captiva EV segue a mesma estratégia da GM. Dessa forma, a marca utiliza sua parceria com a chinesa SAIC para desenvolver SUVs globais adaptados ao mercado brasileiro.
Chevrolet Captiva 2026
O Chevrolet Captiva 2026 marca o retorno de um nome conhecido, agora em versão totalmente elétrica. Ele combina espaço interno generoso, autonomia competitiva e carregamento rápido, pontos que, portanto, devem atrair quem busca um SUV moderno e sustentável.
Caso a Chevrolet opte por trazer também a versão híbrida, o modelo pode ganhar ainda mais relevância ao oferecer maior versatilidade de uso. Por fim, o próximo passo será conhecer os preços, que terão peso decisivo na disputa com os rivais chineses já firmados no Brasil.