Início Destaque Melhor que Corolla Cross? Novo Renault Boreal Chega até Dezembro

Melhor que Corolla Cross? Novo Renault Boreal Chega até Dezembro

0

O Renault Boreal é o mais novo SUV médio da marca francesa, desenvolvido e produzido no Brasil. Construído sobre a plataforma RGMP, ele chega para disputar espaço em um dos segmentos mais competitivos do mercado, enfrentando rivais como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Apostando em design sofisticado, acabamento refinado e muita tecnologia, o modelo promete se destacar entre os SUVs familiares.

Foto: Renault

Dimensões e espaço interno

O Boreal mede 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e conta com entre-eixos de 2,70 m. Com isso, ele é maior que alguns dos concorrentes diretos e, portanto, transmite mais imponência nas ruas.

Foto: Renault

Além disso, o porta-malas chama atenção: são 522 litros em configuração normal e até 1.279 litros com os bancos traseiros rebatidos. Para facilitar o uso no dia a dia, a Renault reduziu a altura da base de carga, tornando o acesso mais prático.

Design externo

À primeira vista, o Boreal parece até maior do que é. A dianteira traz a nova identidade visual da Renault, com grade na cor da carroceria, logotipo Nouvel’R em relevo e faróis de LED alongados que se integram aos para-lamas. O conjunto óptico, por sua vez, inclui módulos adicionais de LED que criam uma assinatura luminosa exclusiva.

Foto: Renault

Já na lateral, a linha de cintura alta, os vincos marcados e as molduras das caixas de roda reforçam o ar robusto, mas sem abrir mão da elegância. Além disso, as rodas de liga leve diamantadas de 19 polegadas, o teto em preto brilhante (nas versões biton) e o teto panorâmico elevam o nível de sofisticação.

Foto: Renault

Na traseira, as lanternas horizontais em LED interligadas ampliam a sensação de largura, enquanto spoiler e base elevada reforçam a robustez. No conjunto geral, o desenho segue a linha de modelos europeus como Rafale e Scénic, mas ainda assim mantém personalidade própria, fruto do trabalho da equipe de design em São José dos Pinhais (PR).

Interior tecnológico

Por dentro, o Boreal surpreende pelo refinamento e pela tecnologia. O painel traz duas telas integradas de 10 polegadas no estilo OpenR, já conhecido em modelos elétricos da Renault na Europa.

Foto: Renault

Além disso, a central multimídia utiliza o Google Automotive Services, sendo o primeiro carro nacional a oferecer o recurso nativamente. Isso garante acesso ao Google Maps, assistente por voz, loja de aplicativos e atualizações OTA. Tudo funciona com o processador Snapdragon Chassi da Qualcomm, que também gerencia os sistemas de segurança ativa.

Entre os destaques do interior estão:

  • Som premium Harman Kardon, calibrado por Jean-Michel Jarre

  • Iluminação ambiente com 48 cores

  • Bancos dianteiros elétricos com massagem

  • Ar-condicionado dual zone

  • Carregador por indução

  • Maçanetas eletrônicas

  • Câmbio e-shifter

  • Console central refrigerado

Os materiais usados são macios ao toque, com detalhes gravados a laser. Assim, o SUV transmite um padrão de qualidade acima da média da produção nacional.

Segurança em destaque

O Boreal promete até 24 sistemas de assistência ao condutor (ADAS), incluindo piloto automático adaptativo com função para-e-anda, centralização de faixa, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas, alerta de ponto cego, farol alto automático, sensores dianteiros e traseiros, câmeras 360°, assistente de saída segura e estacionamento automático.

Foto: Renault

No entanto, nem todos os sistemas estavam finalizados no primeiro contato. Mesmo assim, a Renault garante que o pacote completo será revelado no lançamento oficial.

Motor e condução

Na estreia, o SUV será equipado com o já conhecido 1.3 TCe turbo flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, entregando 163 cv e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é o EDC de dupla embreagem úmida com 6 marchas.

Além disso, o modelo oferece os modos Eco, Comfort, Sport e Individual. Outra novidade é o modo Smart, que adapta motor, direção e iluminação da cabine ao estilo de condução do motorista.

Para o futuro, a Renault já confirmou que haverá uma versão híbrida, embora ainda sem data definida. Por outro lado, o ponto menos avançado está na suspensão traseira, que utiliza eixo de torção em vez de um sistema mais refinado do tipo multi-link, o que pode influenciar no conforto e dirigibilidade.

Lançamento e preço

O Renault Boreal chega oficialmente em dezembro de 2025, com preços estimados entre R$ 200 mil e R$ 230 mil. Posicionado acima do Duster, o modelo aposta em design ousado, interior premium e pacote tecnológico robusto para conquistar o público que hoje se divide entre Compass, Corolla Cross e Taos.

Boreal

O Boreal promete elevar o patamar da Renault no Brasil. Com design imponente, interior refinado, pacote tecnológico inédito e bom nível de segurança, o SUV surge como um forte candidato a ameaçar os líderes atuais do segmento. Resta saber se a suspensão traseira mais simples e a faixa de preço vão convencer os consumidores.

De qualquer forma, o mercado de SUVs médios acaba de ganhar um novo competidor de peso.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile