O Jeep Cherokee 2026 está de volta. Ele chega maior, mais refinado e com proposta mais eficiente graças ao novo sistema híbrido. O conjunto promete até 37 mpg de consumo médio, equivalente a 15,7 km/l. Além disso, o modelo foi redesenhado para unir a robustez clássica da Jeep a um estilo mais sofisticado. Dessa forma, entra de vez na disputa entre os SUVs híbridos médios.

Visual moderno com toques clássicos
O novo Cherokee exibe dianteira mais vertical, com grade estreita e faróis retangulares inspirados no icônico Cherokee XJ. As linhas de carroceria são angulares e reforçadas com plásticos de proteção, transmitindo robustez.

Na lateral, chamam atenção as maçanetas embutidas e rodas de 17 a 20 polegadas, calçadas com pneus Nexen ou Pirelli. Já na traseira, o SUV aposta em lanternas inspiradas nos galões militares (jerry cans). Além disso, o porta-malas traz recortes que remetem ao XJ.

Cresceu por fora e por dentro
O Jeep Cherokee agora mede 4,77 m de comprimento, 2,12 m de largura e 1,71 m de altura, com entre-eixos de 2,87 m. Esse crescimento em quase todas as dimensões garante mais espaço interno e conforto para os passageiros.

A cabine segue a linha de sofisticação do Wagoneer S. Há volante quadrado, painel digital de 10,25” e multimídia Uconnect 5 de 12,3”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, todos os modelos incluem 10 anos de assinatura do Connect One. O pacote garante atualizações remotas, chamadas de emergência e integração com o app da Jeep.

O interior é amplo e minimalista, com seletor de marchas giratório e modos de condução Auto, Sport, Snow e Sand/Mud. Outro ponto importante é o uso de materiais sustentáveis, já que há vinil Capri no lugar do couro e peças internas feitas com reciclados.
O porta-malas também cresceu. Ele oferece 952 litros com os bancos no lugar e até 1.934 litros com eles rebatidos. Portanto, representa 30% a mais de capacidade em relação à geração anterior.
Motorização híbrida
Sob o capô, o Cherokee 2026 traz motor 1.6 turbo de 177 cv aliado a dois elétricos, câmbio CVT eletrônico e bateria de 1,08 kWh. A potência combinada é de 210 cv e torque de 31,2 kgfm. Além disso, a tração 4×4 é de série e conta com sistema de desconexão do eixo traseiro para reduzir o consumo.

O desempenho é competitivo. No entanto, perde em números frente ao Toyota RAV4 Hybrid (236 cv) e ao Hyundai Tucson Hybrid (231 cv). Por outro lado, a Jeep garante que o torque é entregue de forma imediata e linear, reforçando a dirigibilidade no dia a dia.
Recursos e segurança
O SUV chega recheado de tecnologias, como:
Piloto automático adaptativo com centragem de faixa
Frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas
Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado
Assistente de colisão em cruzamentos
Estacionamento automático com frenagem de emergência
Como opcional, haverá câmera 360°, retrovisor digital, teto solar panorâmico e sistema de som Alpine. Além disso, bancos aquecidos ou ventilados, tanto na frente quanto atrás, estarão disponíveis.
E a vida off-road?
Apesar do foco urbano e híbrido, o Cherokee mantém seu lado aventureiro. São ângulos de ataque de 19,6°, saída de 29,4° e transposição de 18,8°. O vão livre chega a 20 cm. Além disso, a versão Trailhawk deve estrear em breve, trazendo melhorias para o fora de estrada.

Considerações finais
O Jeep Cherokee 2026 resgata um nome tradicional da marca em grande estilo. Ele está maior, mais tecnológico e com cabine sofisticada. Além disso, oferece mecânica híbrida eficiente e espaço interno ampliado. Embora não seja o mais potente da categoria, aposta em design marcante, conforto e sustentabilidade. Assim, busca conquistar consumidores que desejam um SUV médio premium com DNA Jeep.