Início Curiosidades Nova era? Conheça o fantástico Opel GT Concept

Nova era? Conheça o fantástico Opel GT Concept

0

A Opel revelou no Salão de Genebra em Março de 2016 o fantástico esportivo GT Concept o carro dá vida a uma nova evolução na estratégia de ‘design’ da marca alemã, centrando o automóvel no plano emocional. Com motor colocado em posição dianteira-central e tração às rodas traseiras, o protótipo é um herdeiro direto do Opel GT e do recém-apresentado Monza Concept. O GT Concept é um esportivo avançado no tempo, renunciando a tudo o que possa perturbar a forma pura. Não deixa de ser sintomático o facto de não ter puxadores de portas, nem espelhos retrovisores exteriores nem escovas limpa-para-brisas.

Opel_Concept_Cars_GT_1_1024x576_A298968

O Opel GT Concept herda genes do famoso Opel Experimental GT. Em 1965, apenas um ano volvido sobre a inauguração do seu novíssimo Centro de Design – o primeiro de um fabricante na Europa – a Opel apresentou no Salão de Frankfurt o protótipo de um ‘coupé’, realizado sobre a fiável base mecânica do Kadett B. As formas esguias não eram o único aspeto inovador deste automóvel, já que se tratava, simultaneamente, do primeiríssimo ‘concept car’ apresentado por uma marca europeia de automóveis. À época, o Experimental GT brilhava graças a inovações como os faróis escamoteáveis ou as formas e proporções que dispensavam qualquer tipo de decoração adicional. A equipa de ‘design’ até então, liderada por Erhard Schnell, havia focado a sua atenção num objetivo: criar uma «afirmação de ‘design’». As reações do público excederam as melhores expetativas pelo que o modelo de produção chegaria ao mercado logo três anos depois. O resto é História: mais um modelo de sucesso para a Opel e mais um ícone para a indústria automóvel.

O GT Concept demonstra o espírito pioneiro que a Opel recuperou na atualidade. Uma «máquina de condução» dinâmica é algo que está espelhado na linha de assinatura a vermelho que divide a carroçaria na horizontal e lhe sublinha as proporções. Os pneus dianteiros de cor vermelha vão buscar inspiração à avançada motocicleta Motoclub 500, de produção Opel em 1928, que ostentava orgulhosamente dois pneus vermelhos. À exceção disso, o GT Concept não tem muitas mais ligações com o passado. O longo capô dianteiro, a ausência de tampa de mala, a dupla saída de escape ao centro e, obviamente, a designação, fazem a ponte com o GT da década de 60. Mas o Opel GT Concept assume uma identidade moderna, sem sinais de ‘design’ retro.

«Desenhámos o GT Concept à luz de um novo espírito emocional da marca Opel», explica Mark Adams, vice-presidente da Opel para o Design. «É um automóvel bem esculpido, com múltiplas inovações, na linha de uma longa tradição que queremos continuar. Em 1965, o Experimental GT era um modelo moderno destacado por formas puras no sentido escultural. É muito difícil reinventar um ícone mas, tal como o Experimental GT era uma automóvel ‘avant-garde’ naquele tempo, assim é o GT Concept nos nossos dias – totalmente puro, minimalista, marcante e sem compromissos. Este ‘coupé’ é a melhor demonstração do contínuo desenvolvimento que imprimimos à nossa filosofia de ‘design’ “Arte escultural aliada à precisão alemã”», conclui Mark Adams.

O longo capô dianteiro deixa perceber o conceito mecânico do GT Concept. Tal como o primeiro Opel GT, o motor está colocado em posição dianteira-central. Com esta configuração, o centro de gravidade do automóvel é mais baixo e desloca-se para o centro – premissas essenciais para alcançar um comportamento dinâmico de referência. O Opel GT Concept está equipado com um motor tricilíndrico 1.0 Turbo, a gasolina, baseado no moderno bloco que equipa os atuais modelos ADAM, Corsa e Astra. Trata-se de uma unidade ultra eficiente capaz de debitar 145 cv de potência e 205 Nm de binário máximo. A transmissão está a cargo de uma caixa de seis velocidades sequencial com comandos de patilhas no volante. O GT Concept possui tração traseira, o que é particularmente apreciado pelos puristas da condução, e apresenta um peso total inferior a 1000 kg. As ‘performances’ deste protótipo de dois lugares apontam para aceleração de zero a 100 km/h em menos de oito segundos e velocidade máxima de 215 km/h.


Outro destaque do GT Concept da Opel está nos faróis dianteiros, que reforçam o efeito tridimensional. Estes faróis recebem uma próxima geração do elogiado sistema de matriz de LED IntelliLux que estreou há semanas na nova geração do modelo Astra. Recorde-se que esta inovadora tecnologia permite circular sempre em ‘máximos’ sem encandear os outros utentes da via.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile