Estado transforma PRC-466 com tecnologia whitetopping e planos abrangentes de modernização viária
O governo do Paraná está investindo R$ 140 milhões na construção de uma rodovia considerada “indestrutível” devido ao uso inovador de concreto rígido no seu pavimento. A obra, que está 87% completa, abrange um trecho de 11,52 km entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha e tem previsão de conclusão para fevereiro.
O revolucionário método whitetopping
O projeto utiliza a tecnologia whitetopping, que consiste em aplicar uma camada de concreto sobre a antiga pista de asfalto. Esse método oferece maior durabilidade, melhor resistência ao tráfego de caminhões pesados e reduz a necessidade de manutenção. “Essa escolha técnica não é por acaso; o concreto oferece maior durabilidade, suporta melhor o tráfego de caminhões pesados e exige menos manutenção ao longo dos anos, oferecendo mais segurança e conforto aos motoristas”, destacam os especialistas envolvidos no projeto.
Investimento para além da pavimentação
Além do pavimento da rodovia, o montante de R$ 140 milhões cobre um pacote completo de modernização da infraestrutura na região Centro-Sul do Paraná. Isso faz parte do plano diretor de logística do estado, que prevê no total R$ 807 milhões em investimentos para obras de concreto em mais de 72 km da rodovia entre Pitanga, Turvo e Guarapuava. O objetivo é posicionar o Paraná como um hub logístico de padrão internacional.
Liderança e expansão sob a gestão de Ratinho Junior
O governador Ratinho Junior utiliza esses projetos estratégicos para sustentar seu alto índice de aprovação de 85%, colocando-o à frente de nomes como Tarcísio de Freitas e Eduardo Leite. A modernização da PRC-466 é apenas um dos passos para transformar o estado em um polo logístico moderno, beneficiando tanto o transporte quanto a economia local.
Comparação com o asfalto tradicional
A escolha pelo concreto em vez do asfalto não é apenas uma questão de durabilidade. Embora o asfalto seja mais barato de aplicar inicialmente, os custos de manutenção e as frequentes reparações tornam-no menos viável a longo prazo. A proposta do governo do Paraná é focar em uma solução mais durável, que promova segurança e eficiência para os usuários das rodovias.