Pouco depois da estreia da minivan Renault Triber atualizada, os holofotes se voltaram para o seu “irmão menor”: o Renault Kiger. O subcompacto, lançado em 2021, acaba de ganhar um facelift na Índia, trazendo mudanças de estilo, ajustes na cabine e melhorias no pacote tecnológico, mas mantendo a proposta de SUV acessível.

O que mudou no visual?
A frente foi o ponto de maior destaque. O para-choque redesenhado agora exibe uma grade mais fina, uma proteção inferior mais robusta e novos detalhes esculpidos. A configuração dos faróis divididos foi mantida, mas recebeu faróis de neblina adicionais, reforçando o ar de modernidade.
De lado, o SUV praticamente não mudou, mas ganhou novos grafismos nas portas e no pilar C, além de rodas de liga leve de 16 polegadas para a versão topo de linha. Já na traseira, o para-choque foi redesenhado e conta com uma nova placa de proteção e falsas entradas de ar.
Interior com ajustes sutis
A cabine continua familiar, mas agora traz painel com acabamento branco, novas opções de estofamento, volante com o novo logotipo da Renault e melhor isolamento acústico.
Na parte tecnológica, a tela multimídia de 8 polegadas segue disponível e, nas versões mais completas, pode ser equipada com câmera 360º, sistema de som Arkamys, carregamento sem fio e bancos dianteiros ventilados.
Por outro lado, a versão de entrada Authentic é bem mais simples, sem central multimídia e com poucos recursos de conveniência. Mas pelo menos todas as versões agora contam com seis airbags, assistente de partida em rampa e sensores de estacionamento traseiros.
Motorização e desempenho
Construído sobre a plataforma CMFA+, o Kiger mantém as opções conhecidas:
-
Motor 1.0 aspirado de 71 cv, com câmbio manual de 5 marchas ou AMT.
-
Motor 1.0 turbo de 100 cv, disponível com manual ou CVT.
Ou seja, nada de eletrificação por enquanto.
Preços na Índia
O renovado Renault Kiger já está em pré-venda na Índia. Os preços começam em Rs 6,30 lakh (cerca de US$ 7.200) na versão Authentic aspirada manual e chegam a Rs 11,30 lakh (cerca de US$ 12.900) no modelo topo de linha Emotion, equipado com motor turbo e câmbio CVT.
Concorrência de peso
O segmento de SUVs compactos abaixo de 4 metros segue acirrado na Índia. O Kiger disputa espaço com modelos como Tata Nexon, Mahindra XUV 3XO, Kia Sonet, Hyundai Exter, Citroën C3, Nissan Magnite e Suzuki Fronx.
O novo Renault Kiger não revolucionou, mas ganhou atualizações pontuais que reforçam seu apelo em um mercado superdisputado. Com visual mais moderno, pacote de equipamentos ampliado e preços competitivos, ele se mantém como uma opção de mini SUV acessível e prático.