A Audi decidiu ousar no maior mercado automotivo do mundo e apresentou uma nova marca exclusiva para a China, escrita em letras maiúsculas e sem o tradicional logo das Quatro Argolas. O primeiro modelo, o E5 Sportback, já chegou causando impacto, pois em apenas 30 minutos de pré-venda foram registrados mais de 10 mil pedidos confirmados.

Produção local e parceria estratégica
O modelo é fruto da parceria da Audi com a SAIC, sendo produzido na fábrica da SAIC-Volkswagen em Anting, nos arredores de Xangai. Dessa forma, a marca aposta em um desenvolvimento totalmente voltado ao público chinês. Por enquanto, a linha será destinada apenas ao mercado local e terá foco em veículos 100% elétricos. Além disso, já há outros dois modelos confirmados, incluindo uma perua de grande porte que ficará entre o A5 Avant e o A6 Avant em tamanho.
Sucesso imediato nas reservas
Segundo Ralf Brandstätter, membro do conselho da Volkswagen responsável pela China, a recepção foi “imensamente positiva”. Logo após a abertura das reservas, 10.153 unidades já estavam confirmadas em apenas meia hora. Esse resultado reforça o potencial da estratégia e mostra como a novidade atraiu atenção em um mercado altamente competitivo.
Desempenho e versões
O E5 Sportback chega com preços bastante competitivos para os padrões globais.
Versão de entrada: custa o equivalente a R$ 175.560 (US$ 33.000), traz motor traseiro único, bateria de 76 kWh, 295 cv de potência e autonomia de 618 km no ciclo chinês CLTC.
Topo de linha: sai por R$ 238.900 (US$ 45.000), conta com tração integral elétrica Quattro, dois motores que somam 776 cv, bateria de 100 kWh e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, além de autonomia de 647 km.
Ou seja, o modelo consegue unir desempenho esportivo com preços bem abaixo de rivais europeus e americanos, o que explica parte do entusiasmo inicial.
Tecnologia e equipamentos
Apesar do preço acessível, o carro vem recheado de equipamentos. Entre os destaques estão:
Direção nas quatro rodas
Suspensão a ar adaptativa
Carregamento ultrarrápido de 800 volts
Sistema LiDAR para assistência avançada
Tela panorâmica 4K de 27 polegadas de ponta a ponta no painel
Telinhas laterais para câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais
Além disso, o interior minimalista e dominado por telas foi claramente desenhado para agradar ao gosto do público local. Com isso, o E5 se diferencia bastante dos modelos globais da Audi.
Um Audi diferente do tradicional
Sem o logotipo clássico, o E5 Sportback pode até passar despercebido como um Audi em primeira vista. No entanto, seu design minimalista e futurista mostra uma tentativa de fugir do padrão SUV que domina o mercado. Ao criar uma marca separada, o Grupo Volkswagen sinaliza sua intenção de atingir novos clientes na China, especialmente aqueles que não se identificavam com as Quatro Argolas.

O E5 Sportback estreia com força em um mercado cada vez mais disputado. O preço competitivo, a tecnologia embarcada e o design ousado deram à Audi um começo promissor com sua nova marca chinesa. Portanto, a recepção inicial foi muito positiva. No entanto, no cenário altamente dinâmico dos carros elétricos na China, só os próximos anos vão mostrar se esse projeto realmente vai se consolidar.