Início Destaque Super Máquina: Rival de golfe da Kia desembarca na Europa

Super Máquina: Rival de golfe da Kia desembarca na Europa

0

A Kia decidiu entrar de vez no território do Volkswagen Golf com o lançamento do novo K4 hatch, que estreia nos showrooms europeus ainda este ano. O modelo é o sucessor do Ceed e promete mexer com um dos segmentos mais disputados do mercado.

Foto: KIA

Diferenças entre Europa e EUA

O K4 é fabricado no México, de onde também saem as unidades vendidas nos Estados Unidos. Mas enquanto os americanos terão as opções de sedã e hatch, apenas o hatch vai cruzar o Atlântico.

E não é só a carroceria que muda. Há diferenças importantes de motorização:

  • Nos EUA, a versão de entrada usa um motor 2.0 aspirado de 147 cv com câmbio CVT.

  • Na Europa, a base é um motor 1.0 turbo de 113 cv, que pode ser manual de seis marchas ou DCT de sete velocidades no caso do mild-hybrid.

Já o motor 1.6 turbo aparece nos dois mercados, mas com ajustes diferentes. No Velho Continente ele será vendido em opções de 148 e 178 cv, enquanto os americanos ficam apenas com a configuração de 190 cv. Um híbrido completo está confirmado para 2026.

Espaço interno e porta-malas

Um dos grandes trunfos do K4 é o espaço. Seu entre-eixos de 2,72 metros é 10 cm maior que o do Golf Mk8.5, o que garante mais conforto para quem viaja no banco traseiro.

No porta-malas, o coreano também leva vantagem:

  • 438 litros na versão sem eletrificação, contra 381 litros do Golf.

  • No entanto, no modelo mild-hybrid esse número cai bastante, para 328 litros.

Interior e tecnologia

O K4 aposta forte em modernidade. O painel traz o já conhecido conjunto de telas panorâmicas da Kia:

  • Instrumentos digitais de 12,3 polegadas.

  • Display de clima de 5,3 polegadas.

  • Central multimídia de 12,3 polegadas.

Além disso, há Apple CarPlay e Android Auto sem fio em todas as versões, assistente de voz com IA, carregador de celular por indução nos modelos mais caros e sistema de som Harman Kardon como opcional.

Preços e posicionamento

Ainda não há preços definidos para a Europa e Reino Unido, mas a expectativa é que o K4 custe o mesmo ou até um pouco menos que o VW Golf, que parte de £28,150 em sua versão 1.5 Life.

Foto: KIA

E aqui está o ponto: o Golf segue como referência, mas o K4 traz um visual mais ousado, cabine moderna e pacotes de tecnologia que podem realmente atrair quem procura novidade no segmento.

O Kia K4 chega com uma proposta clara: roubar clientes do Volkswagen Golf. Ele é mais espaçoso, cheio de tecnologia e pode ter preço competitivo. Se vai desbancar o ícone alemão, só o mercado dirá, mas uma coisa já é certa: a disputa pelo trono dos hatches médios na Europa vai ficar ainda mais interessante.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile