Chega em Outubro: O que esperar do novo Toyota Yaris Cross 2026?

0
62

Confirmado para outubro de 2025, o Toyota Yaris Cross 2026 chega ao Brasil como um dos lançamentos mais importantes da marca no ano. O modelo representa a estreia da Toyota em um segmento de SUVs compactos cada vez mais competitivo. Nesse espaço já atuam rivais de peso como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V e Nissan Kicks.

Toyota Yaris Cross

O novo SUV ficará posicionado abaixo do Corolla Cross. Dessa forma, a Toyota repete a estratégia de oferecer versões a combustão e também uma opção híbrida flex. Nesse caso, o motor híbrido deve ser o grande trunfo para enfrentar os concorrentes.

O fim do Yaris hatch e sedã

Com a chegada do Yaris Cross, a Toyota deixará de oferecer os compactos Yaris hatch e Yaris sedã no Brasil. A decisão faz parte da estratégia de priorizar os SUVs, segmento que segue em crescimento e traz maior rentabilidade. Além disso, a marca passará a contar com quatro utilitários no portfólio nacional: Yaris Cross, Corolla Cross, RAV4 e SW4.

Toyota Yaris Cross

Por outro lado, essa mudança também marca o fim de uma fase em que a Toyota atuava com carros mais acessíveis no mercado brasileiro.

Versões e equipamentos

O Yaris Cross será produzido em Sorocaba (SP) e chega em três versões: XS, XLS e XLS Hybrid. Todas contam com um pacote completo de equipamentos de conforto, conectividade e segurança.

  • XS: vem com seis airbags, câmera de ré, faróis de LED, controle de estabilidade e tração, alerta de colisão com frenagem automática, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, central multimídia e rodas de 17 polegadas.

  • XLS: adiciona itens como ar-condicionado automático, bancos em couro com ajuste elétrico, carregador de celular por indução, controle de cruzeiro adaptativo, rodas de 18 polegadas e até Wi-Fi a bordo.

  • XLS Hybrid: é a mais completa. Traz câmeras 360º, teto solar panorâmico, sistema start-stop, recuperação de energia cinética e porta-malas com abertura elétrica.

Nesse sentido, a Toyota mostra que quer disputar espaço não só no preço, mas também na oferta de tecnologia.

Motorização e consumo

Nas versões XS e XLS, o Yaris Cross terá motor 1.5 flex aspirado (106 cv com gasolina e 110 cv com etanol). O conjunto trabalha com câmbio automático CVT. Portanto, a promessa é de um consumo equilibrado, que pode chegar a 13 km/l na estrada com gasolina.

Toyota Yaris Cross

Já o XLS Hybrid será o grande destaque. Ele combina motor 1.5 ciclo Atkinson (92/95 cv) com motor elétrico de 80 cv, entregando 115 cv combinados. Como resultado, o consumo promete números animadores: até 19 km/l na cidade com gasolina.

Tamanho e espaço interno

Com 4,31 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,62 m de altura, o Yaris Cross fica praticamente no mesmo patamar do Hyundai Creta.

Toyota Yaris Cross

No porta-malas, entretanto, o modelo leva vantagem. São 471 litros de capacidade. Em comparação, o Creta oferece 422 litros e o T-Cross 420 litros.

Visual e interior

Por fora, o Yaris Cross aposta em um design moderno. Ele traz grade ampla, faróis afilados em LED e lanternas traseiras horizontais que invadem a tampa do porta-malas.

Toyota Yaris Cross

Enquanto isso, o interior combina central multimídia flutuante, painel digital e ar-condicionado automático digital. Há ainda acabamento em couro em partes do painel e das portas. Assim, o ambiente transmite tecnologia e refinamento.

Protagonismo

O Toyota Yaris Cross 2026 chega para ser um dos protagonistas no mercado de SUVs compactos. Com boa lista de equipamentos, versões bem definidas, motorização híbrida flex e ótimo porta-malas, ele promete incomodar rivais consolidados como T-Cross e Creta.

Toyota Yaris Cross

A aposta da Toyota é clara. A marca deixa para trás os carros de entrada e investe de vez no segmento que mais cresce no Brasil. Contudo, resta saber se o preço será competitivo o suficiente para transformar o Yaris Cross em um verdadeiro sucesso de vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui