Melhor que Corolla Cross? Novo Renault Boreal Chega até Dezembro

0
50

O Renault Boreal é o mais novo SUV médio da marca francesa, desenvolvido e produzido no Brasil. Construído sobre a plataforma RGMP, ele chega para disputar espaço em um dos segmentos mais competitivos do mercado, enfrentando rivais como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Apostando em design sofisticado, acabamento refinado e muita tecnologia, o modelo promete se destacar entre os SUVs familiares.

Foto: Renault

Dimensões e espaço interno

O Boreal mede 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e conta com entre-eixos de 2,70 m. Com isso, ele é maior que alguns dos concorrentes diretos e, portanto, transmite mais imponência nas ruas.

Foto: Renault

Além disso, o porta-malas chama atenção: são 522 litros em configuração normal e até 1.279 litros com os bancos traseiros rebatidos. Para facilitar o uso no dia a dia, a Renault reduziu a altura da base de carga, tornando o acesso mais prático.

Design externo

À primeira vista, o Boreal parece até maior do que é. A dianteira traz a nova identidade visual da Renault, com grade na cor da carroceria, logotipo Nouvel’R em relevo e faróis de LED alongados que se integram aos para-lamas. O conjunto óptico, por sua vez, inclui módulos adicionais de LED que criam uma assinatura luminosa exclusiva.

Foto: Renault

Já na lateral, a linha de cintura alta, os vincos marcados e as molduras das caixas de roda reforçam o ar robusto, mas sem abrir mão da elegância. Além disso, as rodas de liga leve diamantadas de 19 polegadas, o teto em preto brilhante (nas versões biton) e o teto panorâmico elevam o nível de sofisticação.

Foto: Renault

Na traseira, as lanternas horizontais em LED interligadas ampliam a sensação de largura, enquanto spoiler e base elevada reforçam a robustez. No conjunto geral, o desenho segue a linha de modelos europeus como Rafale e Scénic, mas ainda assim mantém personalidade própria, fruto do trabalho da equipe de design em São José dos Pinhais (PR).

Interior tecnológico

Por dentro, o Boreal surpreende pelo refinamento e pela tecnologia. O painel traz duas telas integradas de 10 polegadas no estilo OpenR, já conhecido em modelos elétricos da Renault na Europa.

Foto: Renault

Além disso, a central multimídia utiliza o Google Automotive Services, sendo o primeiro carro nacional a oferecer o recurso nativamente. Isso garante acesso ao Google Maps, assistente por voz, loja de aplicativos e atualizações OTA. Tudo funciona com o processador Snapdragon Chassi da Qualcomm, que também gerencia os sistemas de segurança ativa.

Entre os destaques do interior estão:

  • Som premium Harman Kardon, calibrado por Jean-Michel Jarre

  • Iluminação ambiente com 48 cores

  • Bancos dianteiros elétricos com massagem

  • Ar-condicionado dual zone

  • Carregador por indução

  • Maçanetas eletrônicas

  • Câmbio e-shifter

  • Console central refrigerado

Os materiais usados são macios ao toque, com detalhes gravados a laser. Assim, o SUV transmite um padrão de qualidade acima da média da produção nacional.

Segurança em destaque

O Boreal promete até 24 sistemas de assistência ao condutor (ADAS), incluindo piloto automático adaptativo com função para-e-anda, centralização de faixa, frenagem autônoma de emergência, leitor de placas, alerta de ponto cego, farol alto automático, sensores dianteiros e traseiros, câmeras 360°, assistente de saída segura e estacionamento automático.

Foto: Renault

No entanto, nem todos os sistemas estavam finalizados no primeiro contato. Mesmo assim, a Renault garante que o pacote completo será revelado no lançamento oficial.

Motor e condução

Na estreia, o SUV será equipado com o já conhecido 1.3 TCe turbo flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, entregando 163 cv e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é o EDC de dupla embreagem úmida com 6 marchas.

Além disso, o modelo oferece os modos Eco, Comfort, Sport e Individual. Outra novidade é o modo Smart, que adapta motor, direção e iluminação da cabine ao estilo de condução do motorista.

Para o futuro, a Renault já confirmou que haverá uma versão híbrida, embora ainda sem data definida. Por outro lado, o ponto menos avançado está na suspensão traseira, que utiliza eixo de torção em vez de um sistema mais refinado do tipo multi-link, o que pode influenciar no conforto e dirigibilidade.

Lançamento e preço

O Renault Boreal chega oficialmente em dezembro de 2025, com preços estimados entre R$ 200 mil e R$ 230 mil. Posicionado acima do Duster, o modelo aposta em design ousado, interior premium e pacote tecnológico robusto para conquistar o público que hoje se divide entre Compass, Corolla Cross e Taos.

Boreal

O Boreal promete elevar o patamar da Renault no Brasil. Com design imponente, interior refinado, pacote tecnológico inédito e bom nível de segurança, o SUV surge como um forte candidato a ameaçar os líderes atuais do segmento. Resta saber se a suspensão traseira mais simples e a faixa de preço vão convencer os consumidores.

De qualquer forma, o mercado de SUVs médios acaba de ganhar um novo competidor de peso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui