Super Máquina: Rival de golfe da Kia desembarca na Europa

0
20

A Kia decidiu entrar de vez no território do Volkswagen Golf com o lançamento do novo K4 hatch, que estreia nos showrooms europeus ainda este ano. O modelo é o sucessor do Ceed e promete mexer com um dos segmentos mais disputados do mercado.

Foto: KIA

Diferenças entre Europa e EUA

O K4 é fabricado no México, de onde também saem as unidades vendidas nos Estados Unidos. Mas enquanto os americanos terão as opções de sedã e hatch, apenas o hatch vai cruzar o Atlântico.

E não é só a carroceria que muda. Há diferenças importantes de motorização:

  • Nos EUA, a versão de entrada usa um motor 2.0 aspirado de 147 cv com câmbio CVT.

  • Na Europa, a base é um motor 1.0 turbo de 113 cv, que pode ser manual de seis marchas ou DCT de sete velocidades no caso do mild-hybrid.

Já o motor 1.6 turbo aparece nos dois mercados, mas com ajustes diferentes. No Velho Continente ele será vendido em opções de 148 e 178 cv, enquanto os americanos ficam apenas com a configuração de 190 cv. Um híbrido completo está confirmado para 2026.

Espaço interno e porta-malas

Um dos grandes trunfos do K4 é o espaço. Seu entre-eixos de 2,72 metros é 10 cm maior que o do Golf Mk8.5, o que garante mais conforto para quem viaja no banco traseiro.

No porta-malas, o coreano também leva vantagem:

  • 438 litros na versão sem eletrificação, contra 381 litros do Golf.

  • No entanto, no modelo mild-hybrid esse número cai bastante, para 328 litros.

Interior e tecnologia

O K4 aposta forte em modernidade. O painel traz o já conhecido conjunto de telas panorâmicas da Kia:

  • Instrumentos digitais de 12,3 polegadas.

  • Display de clima de 5,3 polegadas.

  • Central multimídia de 12,3 polegadas.

Além disso, há Apple CarPlay e Android Auto sem fio em todas as versões, assistente de voz com IA, carregador de celular por indução nos modelos mais caros e sistema de som Harman Kardon como opcional.

Preços e posicionamento

Ainda não há preços definidos para a Europa e Reino Unido, mas a expectativa é que o K4 custe o mesmo ou até um pouco menos que o VW Golf, que parte de £28,150 em sua versão 1.5 Life.

Foto: KIA

E aqui está o ponto: o Golf segue como referência, mas o K4 traz um visual mais ousado, cabine moderna e pacotes de tecnologia que podem realmente atrair quem procura novidade no segmento.

O Kia K4 chega com uma proposta clara: roubar clientes do Volkswagen Golf. Ele é mais espaçoso, cheio de tecnologia e pode ter preço competitivo. Se vai desbancar o ícone alemão, só o mercado dirá, mas uma coisa já é certa: a disputa pelo trono dos hatches médios na Europa vai ficar ainda mais interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui