O Ford Focus marcou época. Nascido nos anos 1990 para substituir o lendário Escort, ele se tornou um dos modelos mais importantes da marca no mundo. Só que, com o passar do tempo, a Ford mudou de rota e passou a focar em SUVs e picapes, deixando de lado boa parte de seus hatches e sedãs. Na Europa, onde seguiu sua trajetória até agora, o Focus já tem até data para se aposentar: o fim de 2025. Mas talvez essa não seja a despedida definitiva.

O que dizem os rumores
De acordo com a revista britânica Autocar, há conversas internas sobre manter vivo o nome Focus nos próximos anos. A má notícia para os puristas? Caso isso aconteça, ele não voltará como hatch ou sedã, mas sim como SUV.
Essa prática de reviver nomes históricos em carros de outro segmento não é novidade. A própria Ford já fez isso com o Capri e o Puma, que eram esportivos e renasceram como utilitários na Europa.
Possível estreia e produção
Segundo as fontes, o novo Focus SUV poderia chegar ao mercado já em 2027, produzido na fábrica da Ford em Valência, na Espanha, com capacidade para até 300 mil unidades por ano. Ele não substituiria o Kuga (SUV que cumpre papel parecido desde 2007), mas seria vendido em conjunto.
A ideia é oferecer um leque variado de opções de motorização, incluindo versões híbridas e até 100% elétricas. A base seria a conhecida plataforma C2, que já sustenta o atual Focus hatch, além dos modelos Bronco Sport e Maverick — ambos já à venda no Brasil.
A estratégia da Ford
Resgatar nomes históricos é parte da estratégia da marca. O caso do Maverick é um bom exemplo: nos anos 70, era um carro compacto nos EUA, posicionado abaixo do Mustang. Hoje, o nome reapareceu em forma de picape, que se tornou o modelo de entrada da Ford na América do Norte depois da aposentadoria do EcoSport.
O novo Ford Focus pode até não agradar aos fãs mais tradicionais, que gostariam de vê-lo novamente como hatch ou sedã. Porém, olhando para o cenário atual, faz sentido que a marca aposte em um SUV.
Afinal, é esse tipo de veículo que domina as vendas globais. Se os rumores se confirmarem, o Focus não só vai voltar, como poderá ganhar uma nova vida dentro de um mercado cada vez mais competitivo.