Setembro foi um mês movimentado para a Volkswagen. De um lado, o Tera finalmente mostrou todo o seu potencial, conquistando o posto de SUV mais vendido do Brasil. Do outro, o T-Cross, até então o queridinho da marca, teve um desempenho abaixo do esperado, marcando sua pior performance do ano.

Mas antes de decretar festa ou crise, vale olhar o quadro completo. Apesar da oscilação entre os dois modelos, o resultado final é positivo para a marca. Segundo dados da Fenabrave, em agosto, Tera e T-Cross somaram 11.858 emplacamentos — sendo 4.156 unidades do SUV médio e 7.702 do compacto.
Em setembro, a situação se inverteu. O Tera teve alta de 83,1%, com 7.610 unidades vendidas, enquanto o T-Cross caiu 38,5%, registrando 4.736 emplacamentos. Juntos, somaram 12.346 unidades, um crescimento de 4,11% em relação ao mês anterior.
Os SUVs mais vendidos de setembro
-
Volkswagen Tera – 7.610 unidades
-
Toyota Corolla Cross – 7.282 unidades
-
Nissan Kicks – 6.319 unidades
-
Hyundai Creta – 5.953 unidades
-
Chevrolet Tracker – 5.657 unidades
-
Fiat Fastback – 5.344 unidades
-
Jeep Compass – 5.291 unidades
-
Honda HR-V – 5.041 unidades
-
Volkswagen T-Cross – 4.736 unidades
-
Jeep Renegade – 4.547 unidades
T-Cross segue firme em 2025, mas o Tera mira 2026
Mesmo com a queda em setembro, o T-Cross ainda lidera o mercado brasileiro de SUVs em 2025. Nos primeiros nove meses do ano, foram 65.987 emplacamentos, garantindo vantagem de 14.014 unidades sobre o segundo colocado, o Toyota Corolla Cross, que soma 51.973.
Na sequência, aparece o Hyundai Creta, com 51.632 unidades. O modelo da Hyundai pode ganhar espaço nos próximos meses, já que a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP) segue parcialmente parada após um incidente climático, o que deve impactar a produção do Corolla Cross.
Ainda assim, o bicampeonato do T-Cross em 2025 parece cada vez mais próximo. Só que, olhando para 2026, o cenário pode mudar. O desempenho crescente do Volkswagen Tera indica que ele está pronto para disputar a liderança do segmento. O SUV médio tem ampliado sua presença nas concessionárias e conquistado novos clientes, sinalizando uma transição natural de protagonismo dentro da marca.
A Volkswagen vive um momento de equilíbrio entre passado e futuro. Enquanto o T-Cross ainda é o grande nome de 2025, o Tera surge como a nova aposta da marca para dominar o mercado de SUVs a partir de 2026. O avanço do Tera mostra que a estratégia da montadora está funcionando, consolidando sua posição entre as marcas mais fortes do país.