Estudo Projeta Caminho para Tarifa Zero
Um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP) traz uma proposta inovadora para o transporte público no Brasil: a tarifa zero em cidades com mais de 50 mil habitantes. Este modelo, que visa a gratuidade do transporte coletivo, se baseia em um detalhado esquema de financiamento que, segundo os autores do projeto, não exigiria a criação de novos impostos.
O levantamento divulgado no final de novembro propõe a substituição do atual sistema de vale-transporte por uma contribuição empresarial. A meta é que empresas públicas e privadas com mais de dez funcionários contribuam com um valor mensal específico. Estima-se que com uma taxa de cerca de R$ 255 por empregado, seria possível levantar R$ 80 bilhões anualmente, cobrindo assim o custo estimado de R$ 78 bilhões para implementar a gratuidade nos transportes das 706 cidades-alvo.
Impactos Econômicos e Sociais Positivos
A implementação da tarifa zero promete trazer inúmeros benefícios econômicos e sociais. Ao eliminar o custo diário de transporte para cerca de 124 milhões de brasileiros, a iniciativa não só alivia o orçamento familiar, mas também injeta mais dinheiro na economia local, uma vez que os consumidores teriam mais recursos disponíveis para outros bens e serviços.
Além disso, o estudo destaca que o custo anual para a gratuidade no transporte é significativamente menor do que o gasto anual do país com acidentes de trânsito, que chega a R$ 136 bilhões. Isso sugere que o trânsito mais seguro e eficiente também pode contribuir economicamente ao reduzir tais custos.
Redução de Desigualdades e Melhora Ambiental
A tarifa zero tem potencial para reduzir desigualdades sociais ao aumentar a acessibilidade ao transporte público. Isso permitiria que pessoas de menor renda tivessem maior mobilidade para acessar melhores oportunidades de emprego, saúde e educação. Também haveria um impacto ambiental positivo, pois incentivaria mais pessoas a optarem pelo transporte coletivo, reduzindo assim as emissões de poluentes.
Ademais, espera-se uma melhora na segurança viária com a diminuição do uso de veículos particulares, o que poderia resultar em menor número de acidentes de trânsito.
Viabilidade e Perspectivas
Embora o custo estimado para operar o atual sistema de ônibus urbanos seja de R$ 65 bilhões ao ano, o financiamento proposto para alcançar a tarifa zero é considerado viável por garantir que a diferença de custos seja bem endereçada. Esse esforço conjunto de financiamento pode não apenas sustentar uma operação de transporte público mais robusta, mas também oferecer um modelo replicável para outras regiões e contextos urbanos.
A proposta levanta um debate importante sobre a forma como o setor de transporte público pode ser reformulado para atender melhor as necessidades sociais e econômicas da população brasileira. A ideia de tarifa zero, se bem implementada, pode transformar o cenário de mobilidade urbana nas grandes e médias cidades do Brasil.




